Agricultura

ARROZ IRRIGADO

A Wolf Agricultura e Pecuária tem nos cultivos de arroz irrigado e soja o carro-chefe de suas atividades nesse segmento.

A produção de arroz irrigado é, juntamente com a pecuária, a atividade mais tradicional dentro da empresa, sendo praticada desde 1993. Com uma área de cultivo de 1700 ha, a cultura é implantada nas áreas de várzea da Fazenda Santa Ana, além de em outras quatro propriedades parceiras.

Dentre as variedades utilizadas, as principais são IRGA 424 e Guri Inta CL (clearfield).

Visando elevar a produtividade, procura-se investir em práticas adequadas de manejo como: semeadura antecipada (entre final de Setembro e princípio de Outubro), adubação calculada conforme a necessidade de cada mancha de solo, irrigação aproximadamente 20 dias após a emergência das plântulas, controle de ervas daninhas e prevenção de pragas e doenças, e por fim, colheita no momento correto e secagem e armazenagem dos grãos.

 

SOJA

O cultivo de Soja, por sua vez, é mais recente. Implantado nas Fazendas Santa Ana, Santa Inês e em outras 4 propriedades parceiras. Com uma área de 3100 ha, sendo 70% em coxilha e os outros 30% na várzea.

Nas coxilhas há a rotação com pastagens, onde deixa-se as mesmas por 4-5 anos e após esse período, entra-se com a semeadura da soja.

Esta cultura tem como característica a melhoria da fertilidade do solo através da fixação de Nitrogênio, além de beneficiar a estrutura física do solo, pela ação das raízes.

Após a colheita, os grãos são comercializados para a Indústria, em sua maioria para exportação.

FORRAGEIRAS

Nas pastagens, destaca-se o Azevém, utilizado em rotação com a soja e para o pastejo animal, além de uma produção de 250.000kg para comercialização e uso próprio, sendo tal a variedade LE 284. Tendo seu ciclo alongado, produzindo massa verde até o mês de Novembro, quando é colhido, parte armazenado e parte comercializado.

Quando implantado, é devidamente fertilizado e tratado com fungicida para controle de pragas e doenças.  Além disso, destaca-se a característica de não ser resistente ao glifosato.

Após a colheita, é classificado em sacos de 25kg, terminando com vigor acima de 94% e pureza de 99%.